25 Maneiras de economizar água

Economizar água é uma responsabilidade de todos.

Confira essas 25 dicas:

 

1. REALIZE UMA INSPEÇÃO DO SISTEMA

Avalie seu sistema e terreno para identificar potenciais problemas e se certificar de que seu sistema de irrigação automático está pronto para a próxima estação. Poucos e simples passos serão um grande caminho para economizar água e evitar multas caras.

 

2. ANALISE SUA CONTA DE ÁGUA

Observe sempre suas contas de água. Se você tiver um pico, pode haver um vazamento. Sistemas de irrigação com vazamento desperdiçam milhões de litros por ano. A ANA estima que um vazamento da espessura de uma moKeda pode provocar um desperdício de 18.300 litros por mês! Acabar com vazamentos pode fazer uma grande diferença no seu consumo e na conta de água.

 

3. AGENDE UMA AUDITORIA PROFISSIONAL

Contate um instalador local certificado para avaliar o seu sistema. Se você não conhecer nenhum, a Rain Bird RJ pode ajudar. Os especialistas da sua região irão fazer um orçamento detalhado dos benefícios da auditoria para você escolher a melhor.

 

4. REALIZE VERIFICAÇÕES MENSAIS NO SEU SISTEMA

Mantenha da melhor forma seu sistema de irrigação durante toda a temporada, verificando as interrupções, vazamentos e danos pelo menos uma vez por mês.

 

5. ÁGUA PELA MANHÃ

Ligue o sistema de irrigação entre 5h e 10h da manhã – quando o sol está fraco, os ventos são calmos e a temperatura é fria. A irrigação ao meio-dia tende a ser menos eficiente por causa da perda de água devido à evaporação e condições do vento. A irrigação à noite também não é uma boa ideia porque pode deixar as folhas molhadas durante a noite – um convite ao crescimento de fungos. Fazendo a irrigação pela manhã você dá uma chance para as folhas secarem. Você pode definir todos os relógios dos controladores Rain Bird para irrigar exatamente quando você quiser.

 

6. CUMPRA AS REGRAS LOCAIS

Consulte a sua concessionária local de água para ver em quais dias e horários você pode irrigar seu terreno com a pressão da rede e ajuste seu controlador Rain Bird.

 

7. NÃO REGUE DURANTE A CHUVA

Não há nada pior que ver um aspersor funcionando na chuva. Utilize um sensor de chuva (como o Rain Bird® WR2 Wireless Rain Sensor) que automaticamente irá desativar seu sistema de irrigação quando chover, então você nunca precisará de preocupar com a irrigação durante as tempestades.

 

8. ELIMINE O EFEITO DOS VENTOS

Você já viu alguma vez a irrigação sendo executada no meio do dia e molhando tudo menos o terreno? Mesmo pequenas quantidades de vento podem provocar que a água se dissipe. Evite a irrigação no meio do dia, quando os ventos são mais fortes. Os aspersores com regulagem de pressão, com os bocais da série HE-VAN e os bocais rotativos R-VAN também podem ajudar a reduzir o efeito do vento.

 

9. DIMINUA SEU TEMPO DE IRRIGAÇÃO

Muitos sistemas de irrigação são regulados para regar demais, levando a um solo encharcado, enxurradas e solos insalubres. Diminua o tempo de irrigação em seu controlador Rain Bird conforme as estações e mudanças de tempo.

 

10. SUBSTITUA OS BOCAIS ANTIGOS POR NOVOS MAIS EFICIENTES

Hoje os bocais dos aspersores de irrigação são mais eficientes do que aqueles de alguns anos atrás. O segredo é escolher o bocal certo para as necessidades do seu terreno. Para encostas e morros, use bocais de menor fluxo como os bicos rotativos Rain Bird e R-VANs. Para janelas de irrigação curtas, utilize os bicos Rain Bird HE-VAN e série U.

 

11. DIVIDA OS SEUS TEMPOS DE IRRIGAÇÃO EM PEQUENAS PARTES

O maior desperdício de água vem a partir da utilização de muita água de uma vez, já que grande parte do que é liberado de água nunca é absorvida. Ao invés de irrigar durante uma longa e contínua sessão, use seu controlador Rain Bird para dividir o tempo de irrigação em curtos períodos e faça pausas de 15 minutos entre cada sessão. Isso vai permitir que a água molhe e penetre no solo, ao mesmo tempo em que evita a formação de enxurradas.

 

12. AJUSTE SEUS TEMPOS DE IRRIGAÇÃO PARA ÁREAS ENSOLARADAS E SOMBREADAS

Os controladores Rain Bird são de fácil configuração com múltiplos e independentes programas que permitem que você reduza os tempos de rega para áreas com sombra. Adicione um sensor de umidade so solo SMRT-Y, para ter certeza que você está molhando apenas cada área conforme o que o solo exige.

 

13. REGUE APENAS QUANDO O SOLO DEMANDAR

Molhar em excesso é ruim para a saúde do seu terreno e pode facilitar o surgimento de fungos e doenças. A melhor maneira de saber se o seu terreno precisa de algo é também a mais fácil; apenas caminhe a olhe ao redor. Se as folhas de suas plantas estão começando a enrolar e suas pegadas estão demorando mais tempo que o normal (ou seja, a grama não salta para trás) está na hora da água. Com um controlador Rain Bird e SMRT-Y sensor de umidade do solo, você pode ter certeza de que está molhando apenas o necessário para manter o terreno saudável.

 

14. ELIMINE A NEBLINA

Regular a Pressão em seus aspersores é simples como instalar um chuveiro de baixa vazão. Eles distribuem a quantidade certa de água para obter um trabalho bem feito, sem desperdício. Na verdade, os rotores e sprays Rain Bird com tecnologia PRS de regulagem de pressão podem economizar mais de 4 litros por minuto por rotação ou borrifada.

 

15. ELIMINE POÇAS

A água pode empoçar ou formar uma piscina ao redor dos bocais instalados na parte inferior de encostas ou morros, causando áreas encharcadas, que podem matar o terreno ou incentivar o crescimento de fungos. Utilize os aspersores com válvulas de retenção pré-instalados Rain Bird (SAM) para prevenir problemas de drenagem.

 

16. USE GOTEJAMENTO QUANDO POSSÍVEL

Dividindo seu terreno em seções, você pode molhar conforme as necessidades únicas de plantas individuais com a irrigação de baixo volume por gotejamento da Rain Bird.

 

17. REGUE SOMENTE AQUILO QUE CRESCE

Certifique-se de que seus aspersores estão ajustados apropriadamente para evitar que molhem as calçadas e ruas.

 

18. AUMENTE A EFICIÊNCIA NOS JARDINS

Quando se trata de molhar árvores individuais, canteiros, vasos ou outros recipientes de áreas plantadas, você pode aplicar a água diretamente nas raízes com irrigação de baixo volume por gotejamento. Isso irá reduzir o desperdício de água por evaporação ou escoamento e o crescimento de ervas daninhas.

 

20. MOLHAR TÃO UNIFORME QUANTO POSSÍVEL

Diferentes bocais dos aspersores aplicam água em diferentes taxas. Para ter certeza de que você está aplicando água uniformemente e não está encharcando algumas partes de seu terreno, utilize aspersores e bocais de mesmo modelo e tipo. Os bocais Rain Bird MPR, Dual Spray (“U”) e HE-VAN são designados para funcionar juntos. Bocais rotativos Rain Bird R-VANs, e rotores serie 5000 com bocais MPR também podem ser usados juntos.

 

21. ATINJA SEMPRE SUA ZONA-ALVO

Grandes gotas de água oferecem maior resistência ao vento, ajudando você a economizar água em dias chuvosos. Os bicos Rain Bird HE-VAN e os bocais rotativos) poder ser emparelhados com o regulador de pressão Rain Bird (PRS) da serie 1800® para reduzir drasticamente a perda de água devido anebulização e evaporação no ar. A Rain Bird é o único fabricante a oferecer reguladores de pressão para os rotores com as características dos serie 5000.

 

22. CONFIRME SE SEUS ASPERSORES ESTÃO NIVELADOS COM O SOLO

Verifique se seus aspersores são altos o suficiente para irrigar as plantas que podem ter crescido mais desde que o sistema foi instalado.

 

23. DEIXE O CAMINHO DA IRRIGAÇÃO LIVRE

Verifique se o material vegetal não cresceu a uma altura que irá bloquear a pulverização dos seus irrigadores.

 

24.ESCOLHA PLANTAS COM SABEDORIA

É perfeitamente possível ter um belo e sustentável terreno utilizando plantas resistentes à seca.

 

25.COLOQUE MAIS FOLHAS

Uma ótima maneira para conservar a água nas plantas e ajudar a se manter saudáveis é espalhar folhas em camadas de arbustos, anéis de árvores e jardins de flores. Aplicar folhas ajuda na drenagem, incentiva o desenvolvimento das raízes e melhora o solo tornando os nutrientes mais disponíveis para as plantas. Isso também isola o solo e plantas nos meses de inverno, enquanto resfria o solo e reduz o consumo de água durante os meses quentes de verão.

25 Maneiras de economizar água